Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários são condomínios de investidores, semelhantes aos fundos de ações e renda fixa, administrados por instituições financeiras e fiscalizados pela CVM. Têm por objetivo aplicar recursos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou imóveis prontos, como hotéis, shopping centers, edifícios comerciais, escolas, loteamentos etc. Do patrimônio de um fundo, podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis direitos a eles relativos, entre outras opções.  Por serem fundos fechados suas cotas não têm resgate e a única forma de negociação é através da Bolsa ou do Balcão Organizado (SOMA).

Da mesma forma que as ações são um pequeno pedaço de uma empresa, as cotas de FII são pequenos pedaços de imóveis, tais como hotéis, shopping, edifícios comerciais, entre outros. Você pode ganhar tanto com a valorização da cota quanto com os dividendos que entram mensalmente na sua conta, como se fossem o valor do aluguel. E o melhor, há incentivo fiscal para pessoa física, pois o aluguel distribuído é isento de Imposto de Renda. Além de poder iniciar os investimentos com cerca de R$ 100,00, você protege o poder de compra do seu dinheiro, visto que grande parte dos contratos dos fundos são corrigidos pela inflação do período.

Objetivo: auferir ganhos mediante locação, arrendamento ou alienação das unidades do empreendimento adquirido pelo fundo.

Rendimento: o retorno do capital investido se dá através da distribuição de resultados provenientes do fluxo mensal dos aluguéis, da venda de ativos que compõe o fundo, da venda de suas cotas no mercado secundário ou da dissolução do fundo.

Vantagens de se investir em FIIs – Fundos de Investimento Imobiliário:

  • Acessibilidade nos fundos reúne: os vários investidores que, somados, representam um volume de investimento importante, possibilitando adquirir participações ou mesmo imóveis inteiros antes inacessíveis a investidores individuais.
  • Acesso a inquilinos ou atividades de primeira linha: os fundos imobiliários brasileiros são proprietários de grandes shopping centers, empreendimentos dentro dos melhores do país no setor varejista, além de possuírem imóveis locados a inquilinos de excelente qualidade.
  • Praticidade: para se vender um imóvel, por menor que seja, há necessidade de se obter uma série de certidões, anuência do cônjuge, além de custos caros de corretagem, cartório, ITBI, etc., num processo moroso e caro. As cotas dos Fundos Imobiliários que são alvo dos investidores pessoa física são negociadas na BOVESPA, cuja negociação é rápida (uma vez fechado negócio, o vendedor recebe seu dinheiro em D+3, ou seja, no 3º dia útil após o dia da venda) e sem qualquer burocracia, desde que as cotas estejam depositadas junto à corretora de valores que representa o vendedor.
  • Fracionamento: se um proprietário de um imóvel necessita de recursos para uma viagem, por exemplo, e só possui um imóvel, terá que vendê-lo, mesmo que o valor que necessite seja parte do valor que estava investido no imóvel. Com cotas de um fundo imobiliário basta vender somente o montante necessário. Por outro lado, se um investidor recebe a renda de um fundo imobiliário e não vai necessitar destes recursos, pode comprar mais cotas deste fundo ou de outro; com imóveis, da forma tradicional, isto não é possível.
  • Transparência: a negociação das cotas num mercado organizado e transparente como o da BOVESPA traz a segurança de que se está fazendo um negócio pelo melhor preço possível no momento, já que todo o mercado tem a informação do que está ocorrendo, bem como das ofertas de compra e venda.
  • Terceirização da administração: ter cotas de um fundo imobiliário é não ter que administrar diretamente o investimento imobiliário feito, missão que é desempenhada por profissionais do mercado, fiscalizados e sob a responsabilidade de uma instituição financeira administradora.

Já pensou em investir em imóveis sem se preocupar com inquilinos, desocupação e consertos?
Sabia que você pode ser sócio dos maiores empreendimentos imobiliários do Brasil?
Quer conhecer outras vantagens dos fundos imobiliários, e investir numa das modalidades de investimento que mais cresce no Brasil?

Entre em contato com o nosso time de profissionais e terá todo suporte necessário para sua formação de patrimônio a longo prazo.

 

Disclaimer:

*O mercado de ações e valores mobiliários em geral, assim como os mercados futuros e de opções, não oferecem rentabilidade garantida. Por não oferecer garantia de retorno, devem ser considerados investimentos de risco. O mercado de ações é um investimento de risco e pode levar a perdas patrimoniais. ”