Viver de renda pode ser mais fácil do que você imagina

Grande parte dos brasileiros buscam a independência financeira e viver de renda pode ser uma solução para conquistar esse objetivo. No VMF desta semana, Thiago Nigro, do canal do Youtube, O Primo Rico, dá dicas interessantes e que ajudam a entender melhor algumas opções existentes.

Para começar, é importante entender que o perfil do investidor que deseja acumular patrimônio é diferente daquele que pretende gerar uma renda mensal. Ou seja, não tem como o mesmo investidor ter uma renda mensal se não houver dinheiro o suficiente para aplicar. Mas calma, isso não quer dizer que é impossível viver de renda, apenas pode levar um pouco mais de tempo. Esse é um ponto chave: o investidor deve utilizar o tempo ao seu favor.

Quando o objetivo é acumular patrimônio é importante que a visão seja de longo prazo. Ou seja, juntar o dinheiro para usufruir daqui 20 ou 30 anos.

São dois cenários:

  1. Médio e longo prazo – como o período de tempo é menor, exige reduzir os riscos das aplicações.
  2. Longo prazo – oferece um tempo maior para acumular patrimônio. Nesse cenário, a dica de Nigro é buscar taxas mais interessantes.

Assista ao vídeo e confira as demais dicas do Primo Rico. Lembre-se que não há investimento certo ou errado. Todos são interessantes. Um dos pontos centrais aqui é definir a aplicação que melhor se adapta a realidade financeira de cada um.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.