Carta da PHI Investimentos aberta ao mercado

Orientações sobre os últimos acontecimentos para investidores

phi-investimentos-marca branca-fundo-preto

Caro cliente,

Em função dos últimos acontecimentos políticos no Brasil, nos colocamos à disposição para dar orientações sobre a alocação de recursos e investimentos. Estamos cientes dos ruídos que o mês de maio trouxe para as aplicações financeiras, seja em investimentos de maior risco, seja em renda fixa pré-fixada de vencimentos longos. Além do cenário externo, pesou para este resultado a manutenção dos juros pelo BC e a recente instabilidade da greve dos caminhoneiros e discussão de subsídio de impostos e política de preços da Petrobras.

A experiência nos ensina que, em momentos de crises, quando a incerteza predomina, não é recomendável tomar decisões precipitadas ou agir por impulso. Reforçamos que o consenso das instituições ainda é de um cenário fundamentalmente otimista para o Brasil no médio prazo, com o retorno das aplicações compensando a volatilidade do país no curtíssimo prazo.

Nossa recomendação é manter a calma, mesmo sabendo que haverá alta volatilidade e fortes oscilações nos ativos, ainda mais que temos um ano de eleições. Para quem tem mais apetite para risco, é certo de que a volatilidade e cenários adversos abrem boas oportunidades de descontos, melhorando as relações de risco x retorno.

Ao longo dos últimos 2 anos, o mercado passou por momentos de tensão como: na eleição de Trump, no impeachment de Dilma e na gravação da JBS que ameaçou o governo atual. No curto prazo, os ativos foram impactados negativamente. Mas, com a adaptação do mercado aos novos cenários, as exposições foram ajustadas e o mercado se recuperou.

Neste momento, para quem tem dinheiro aplicado em fundos, o melhor é aguardar, confiando que os gestores já estão fazendo as mudanças necessárias. Para quem tem recursos em títulos de renda fixa, também não há motivo para precipitações. Para quem tem ações, possivelmente acumula uma boa rentabilidade nos últimos 24 meses. E tem oportunidade de reforçar a carteira a preços mais atrativos.

Caso você queira realocar seus investimentos, a plataforma tem uma diversidade de produtos, adequados às suas necessidades.

É muito importante ainda manter uma carteira diversificada e de acordo com o perfil do investidor. Ruídos ou eventos inesperados podem gerar distorções nos preços dos ativos, mas o tempo recompensa com maiores retornos essa volatilidade de curto prazo.

Estamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e, sempre que necessário, entraremos em contato para dar as devidas orientações.

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Equipe PHI Investimentos